Montesclareou: A arte de DAR.

Páginas

sábado, 8 de novembro de 2008

A arte de DAR.

Se observarmos bem ao nosso redor, o nosso entorno, tudo nos foi dado pela natureza. O doce mel feito pelas abelhas, a queda d’agua de uma cachoeira que bate nas costas tirando o nosso estresse dos dias atuais, o canto lindo e suave dos passaros ou simplesmente o botao de uma rosa que ao nascer num terreno arido, ao desabrochar nos deleita com uma gostosa fragancia perfumada, coisa que a terra por si so, nao poderia dar.

Ai veio o homem, o ser mais “esperto” do planeta e passou a cobrar por tudo aquilo que de graca se encontrava na natureza. Inventou o dinheiro e descobriu o lucro. Sabia que poderia ganhar mais e mais. Criou o sistema do Ganha-Perde, onde eu ganho e voce perde. Desreispeitando a natureza, passou a desreipeitar o seu semelhante.

Passamos a admirar homens de valor, que sao pessoas que vieram cumprir a sua missao e que de uma forma ou de outra foram verdadeiros imitadores da natureza. E a nossa historia esta cheia de varios belos exemplos. Seja um Beethoven que mesmo depois de surdo continuou compondo, desta vez com a alma. Seja uma madre Teresa de Calcuta, que com amor e desprendimento levou a sua caridade aos quatros cantos do mundo. Seja um Jesus que com sua voz, pregou o “Reino dos Ceus” extendendo sua voz muito alem do monte das oliveiras. Seja um Gandhi que foi o advogado da paz, morrendo por pregar a nao-violencia. Ou ate mesmo Bruce Lee, que pregou a sua filosofia, o encontro de si mesmo atravez da arte marcial. Todos eles foram doadores.

Todos temos um proposito nesta vida e temos que descobrir qual e. E uma vez descoberto entregamo-nos de corpo e alma. Sem querer merecermos uma recompensa ou sequer um reconhecimento por isso. Como fez o Padre Antonio Vieira, um grande defensor dos judeus e dos indios do Brasil. Ou como tambem fez Albert Einstein, que nas tentativas de desvendar os misterios do universo, muitas vezes se trancava no seu local de estudos e experimentos, esquecendo durante dias ate mesmo de se alimentar ou tomar banho, para desespero de sua esposa.

A natureza nos da tudo sem querer nada em troca. Assim como a mae abnegada que tudo faz em beneficio de seus filhos. Ambas porem, quando os filhos se comportam mal, sabem dar o castigo que eles merecem. Aprendamos entao a tirar exemplos de estas duas fontes mais sublimes que encontramos. E facamos a nossa parte, seja dando uma palavra amiga, um sorriso ou um exemplo digno. Nao eh preciso ter muitos bens para podermos dar-se-los a outros. Mas so se justifica ganhar mais para poder dar mais. Assim trabalha o verdadeiro sistema ganha-ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário