Montesclareou: Londres, São Paulo e Montes Claros.

Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Londres, São Paulo e Montes Claros.

Um ponto de vista diferente da mensagem 56833 de Isabel Maria.

Antes de vir a Londres já sabia de antemão que esta seria a cidade mais cosmopolita do mundo, ou seja, uma cidade que sabe acolher as diferentes culturas e pessoas de todas as partes do mundo. E para a minha agradável surpresa quase tudo aqui funciona relativamente bem. É claro que aqui também há problemas como qualquer outra capital do mundo.

Porem acredito que a Senhora Isabel Maria tenha passado por algum mal entendido, uma situação fortuita, algo não muito comum por aqui. Mas isso não quer dizer que seu pensamento expresse uma verdade abrangente. Londres sendo uma capital, que poderíamos dizer também capital da cultura, das relações comerciais, etc, com certeza recebe e irá receber pessoas de todas as partes do mundo. Muitos aqui vem à passeio e outros à fixarem residencia. É, talvez em Londres já não se fale aquele inglês puro sem sotaque.

Não ocorre o mesmo com São Paulo? Esta cidade não recebe gente de todas as partes do Brasil? Também não foi lá que chegaram e que continuam a chegar, Japoneses, Judeus, Italianos, Espanhóis, Portugueses, Libaneses, Coreanos, Chineses, Bolivianos, Colombianos, etc? É, talvez em São Paulo já não se fale português com aquele sotaque paulistano.

E quanto a nossa querida Montes Claros? Não é uma referencia para o Norte de Minas? E também para o Sul da Bahia? E agora se tornando uma Cidade Universitária, não estará vindo gente de outras cidades e quiçá de outros estados? É, talvez em Montes Claros já não se fale português com aquele sotaque norte-mineiro.

Mas linguagem é isso, um processo vivo, mutável. Talvez ocorrendo o mesmo com a música. Já notou que o Fado Português também já não é mais o mesmo? Podemos ate ter um saudosismo de Amália Rodrigues, que é bem natural que isso ocorra, mas quem canta fado em Portugal hoje em dia é Marisa dos Reis Nunes ou simplesmente Mariza, que é Moçambicana diga-se de passagem.

E por ultimo a senhora pergunta: “Onde estarão os verdadeiros Ingleses? Voltem, por favor! Londres, sem vós, já não é o que era.” Não estariam eles nas cidades do interior do país? Ou quem sabe no Algarve, Estoril e Cascais (Portugal)? Poderiam estar nas Ilhas Canárias, Mallorca ou Marbella (Espanha). Sempre fugindo do frio, da chua e da falta de sol que há por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário