Montesclareou: O Fascínio das Serras

Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Fascínio das Serras

A serra sempre nos causou um certo fascínio. No passado e ainda nos dias atuais, sobe-se no lugar mais alto de um monte e lá coloca-se uma cruz, talvez para pedir proteção, por estar mais próximo do céu, talvez para afastar visitantes maus intencionados, que de longe avistam uma comunidade cristã. Reis também costumavam construir seus castelos em cima dos montes. Tibetanos dão aos seus montes, nomes de deuses.

Para nós os montes são claros. Vivemos cercado deles e a este conjunto damos o nome de serra. Blocos de pedras que se erguem no meio das planícies. Quanta exuberância! E quanta coisa ainda por descobrir. Também tenho fascínio pelas montanhas e em partes devo isso à Eduardo Gomes, que me ensinou ver a beleza completa de nossas serras, a beleza exterior (no montanhismo, escalando os paredões de rocha) e também a beleza interior (na espeleologia, descobrindo estalactites e estalagmites). E no final de cada passeio, gritávamos sempre: MONTANHA! Depois fui aventurando-me pelo Vale do Peruaçú próximo a Januária, Chapada de Diamantina na Bahia, Monte Fuji no Japão ou Machu Picchu no Peru.

Somado-se a isso que já foi dito, resta ainda dizer que são as montanhas as gestoras dos mais importantes rios do mundo. As águas, dos mais importantes rios do mundo escolheram as montanhas para ali nascerem. E são seus cursos de águas, geradores de beleza e riqueza, capazes de abrigar as mais diversas espécies. Já pensou o que seria do maior rio do mundo, que é o amazonas, sem as Cordilheiras dos Andes? Ou o rio São Francisco sem a Serra da Canastra? O que seria a vida de milhões de pessoas e de outras especies de animais e vegetais?

Esperem lá, depois de tudo o que foi dito sobre a Serra, se fosse eu corrompido por interesses pessoais, diria que tive um surto de memória, e que iria voltar atrás. Daria um discurso mais ou menos assim: é claro que nossa Serra do Mel é uma doçura. E quantos nela não querem se lambu$ar? Montes Claros, uma terra castigada pelo sol e com pouca área verde em sua zona urbana, parece que o jeito mesmo vai ser urbani$ar a serra. E isso terá que ser feito da melhor forma possível, que é desapropriando um parque público e criando áreas particulares. Assim atrairemos investidores de fora, porque lá fora é que esta o dinheiro. E se vierem os ambientalistas dizendo que na Serra há várias espécies de pássaros que precisam ser protegidos, diremos que aquilo lá são insetos, que são mosquitos da dengue. E se afirmarem que lá há nascentes de rios, diremos que aquilo não passa de um charco. E se esses ambientalistas vierem com frases de que devemos proteger a Serra, perguntaremos, que Serra? Pois aquilo não passa de um acidente geográfico.

Aposto que a população de Montes Claros conhece pessoas com discursos melhores, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Olá. É bom ver que a população de Montes Claros está engajada em defender seu patrimônio natural. Porém, é preciso se embasar em informações coerentes para só então abrir discussões.

    Portanto, esclarecemos que o Empreendimento Parque é ainda um pré-projeto que visa o desenvolvimento urbano sustentável. O projeto está em fase de estudos e não irá agredir a natureza, pelo contrário, irá manter intocada a encosta da Serra do Mel e oferecer um novo espaço de esporte e lazer para a população, criando um Parque de uso público.

    Conheça um pouco sobre o projeto nos esclarecimentos que o renomado jornalista Benedito Said faz em sua coluna:

    http://in360.globo.com/mg/colunas.php?id=165

    Todos podem fazer seus questionamentos e esclarecer suas dúvidas através, por exemplo, da nossa página no Facebook:
    http://migre.me/59vx7

    Boa tarde.

    Att.,
    Comunicação Projeto Parque

    ResponderExcluir