Montesclareou: Operação Lei Seca em Montes Claros

Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Operação Lei Seca em Montes Claros




Montes Claros teve no último fim de semana; quinta (14), sexta (15) e sábado (16), a Operação Lei Seca, “Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida”, onde foram abordados 1726 veículos, com 11 carteiras de habilitação recolhidas, 90 veículos retidos e 52 removidos, de acordo com informações do G1 Grande Minas. 

A conversa que girou, em boa parte, nas mesas dos bares e nas reuniões familiares neste fim de semana, foi sobre como burlar o bafômetro (etilômetro). O brasileiro procura de todas as formas encontrar um “jeitinho” para tentar se livrar da multa, recorrendo a métodos variados sem nenhuma comprovação científica, fazendo dele um “expert da burrice”, nestes casos. 

As táticas incluem em tomar café, mastigar chiclete, chupar gelo e, pasmem, até “mastigar jornal para tirar o odor do álcool”. Há também aqueles que “garantem” que o vinagre pode inibir o odor, ingerindo uma pequena quantidade antes de soprar no bafômetro. Isso porque “o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro”. Mas essa notícia também não passa de um mito sem nenhuma comprovação científica favorável ao uso do vinagre, ou de qualquer outra tática usada. 

Testes realizados pela equipe de TV do Paraná, Curitiba, mostraram que o vinagre que é consumido nas saladas, e que contém álcool, não foram detectados nos testes. Ou seja, o álcool do vinagre que é consumido nas saladas não foram detectados nos testes com o bafômetro, mas isso não faz do vinagre um agente inibidor do álcool que é ingerido através das bebidas alcoólicas. 

A melhor forma de evitar as multas, a perda de pontos na carteira de habilitação ou a suspensão do direito de dirigir, é não combinar bebida e volante. O condutor consciente faz uso do transporte coletivo quando quer beber ou utiliza estratégias como o rodízio de condutores, onde é feito um revezamento entre os condutores sendo que um deles fica sem consumir bebida alcoólica alguma, para poder levar o restante do grupo em segurança para as suas casas e sem pôr em risco, também, a vida de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário