Montesclareou: ESTAREMOS TODOS CONECTADOS!?

Páginas

sábado, 18 de outubro de 2008

ESTAREMOS TODOS CONECTADOS!?

Uma nova revolução tecnológica irá ocorrer na próxima década. E dentre todas as novidades ou aperfeiçoamentos que irá surgir, será a conectiviade! Haverá antenas de internet banda-larga assim como existem hoje antenas de telefonia móvel. Antenas com capacidade de levar internet a mais de 200km com uma velocidade superior de 20Mbps, conhecidas como WiMAX (nos dias atuais temos velocidades de 1Mbps com distancias de 200metros, WiFi). Nossos celulares terão cameras digitais com mais de 50MegaPixel e micros cartoes que poderão amarzenar mais de 250GB de informação (atualmente os celulares modernos tem cameras de 8Mpixel e memórias de 4GB).

E tudo isso custará quase nada, ou pelo menos 10 vezes menos que os preços atuais. Celulares se conectarão com a tecnologia VoIP, de forma totalmente gratuita como se faz hoje com o programa Skype. Nossas ligações de telefone celular, mensagens ou video-mensagens custarão ZERO, bastando para isso aceitar alguns vídeos publicitários de empresas que pagarão os custos de nossos telefones. Desaparecerá o computador de mesa (desktop), todos teremos um computador móvel (laptop, notebook). Também irá desaparecer muitas das profissões que temos hoje e outras novas irão surgir. Iremos viver mais e trabalhar menos. Nosso ganho será maior, com uma melhor produtividade.

Tendo mais tempo disponível, dedicaremos mais tempo à familia, aos amigos, ao nosso bairro, à nossa comunidade como um todo. Todos com celulares à mão, seremos como uma espécie de repórteres do futuro. Registraremos tudo em qualquer parte e com isso ajudaremos na resolução de muitos crimes que hoje ficam impunes. Seremos uma espécie de cidadão-policial. Estaremos melhor informados. Faremos partes de comunidades virtuais e juntos exerceremos uma força maior para discutirmos e resolvermos os nossos problemas. Estudaremos de forma diferente, estaremos mais acostumados com palavras do tipo e-learnig. Estudaremos em casa, na praia ou na fazenda. Estudaremos aquilo que mais gostamos. Escolheremos o melhor professor para atender aos nossos anseios. Ficará mais fácil e mais barato aprender um segundo ou terceiro idioma. E nossa universidade poderá ser no Brasil, Estados Unidos ou em qualquer pais da Europa.

Ganharão as empresas que estiverem melhor informadas. As que apostarem mais na qualidade de vida de seus funcionários. Com a era da industrialização o mundo rural deixou de ser o que era e o mesmo está ocorrendo com o mundo industrializado de hoje, está sendo suplantado pela era da informatização. Podemos chamar isso de: menos = mais. Menos trabalho físico e uma maior produtividade. Espero que estejamos todos preparados para essa nova era, a era da informatização. E deixo aqui uma pergunta aos nossos dirigentes e orgãos competentes: ESTAREMOS TODOS CONECTADOS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário