Montesclareou: O fio da meada. Descobrindo a outra ponta do macarrao num prato de macarronada.

Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O fio da meada. Descobrindo a outra ponta do macarrao num prato de macarronada.

Muitos devem conhecer o ditado popular: “agua mole pedra dura, tanto bate ate que fura”. Portanto, sempre eh bom dizer e vale a pena relembrar, o direito a informacao eh um direito para todos. Ai muitos poderiam pensar: tenho uma informacao/ideia e vou ficar com ela apenas para mim. Experiencias ja provaram que pessoas em diferentes partes do mundo e com realidades diferentes, podem ter ideias iguais ou parecidas. Querer ter uma ideia/informacao apenas para voce, seria o mesmo que orgulhar de ser o unico morador de uma ilha que detem toda informacao. Ilhado, voce nao eh ninguem, ao menos eu nao seria.

Se te dou uma manga e voce me dar uma laranja, acabei ficando com uma laranja e voce com uma manga. Ou seja, ficamos com a mesma quantidade inicial. No mundo da informacao, se te dou uma informacao ou ideia e voce de igual modo me da outra informacao/ideia, alem de conservarmos as nossas informacoes/ideias originais ganhamos novas informacoes que podera gerar outras novas ideias. Eh o poder da multiplicacao. Onde 1+1 pode ser muito mais que 2.

Todo mundo ja ta cansado de saber e os politicos nao cansam de repetir: o ensino e a educacao sao fundamentais, vamos investir em educacao, bla-bla-bla e mais bla-bla-bla. Desde que me conheco por gente, minha educacao comecou com minha mae e logo depois seria com minhas professoras do jardim e pre-primario. E o que elas faziam? Passavam para mim novas informacoes. Ai pergunto novamente: elas (minha mae e ex-professoras) ficaram mais pobres por isso? A resposta eh bem contundente: NAO. Mas eu fiquei mais rico por isso. Foi agregado mais conhecimento ao meu saber.

Espera ai entao, se retiro uma informacao, agrego mais conhecimento mas no entanto nao diminuo a fonte geradora deste conhecimento, isso nao seria um bom negocio? Claro que sim, mas tem gente que nao enxerga isso da mesma maneira. Ou podem estar precisando de oculos ou estao com os oculos embassados. Vamos analizar um exemplo: Hoje com muita, muita nao, muitissima boa vontade e com pouco investimento (publico ou privado) de R$150.000,00 aproximadamente, poderia se colocar internet gratis para uma populacao aproximada de 300.000 habitantes. Suponhamos que 10% da populacao acesse a internet, o que daria cerca de 30.000 pessoas, uma media de 10.000 lares, fazendo uma estimativa de 3 pessoas por cada lar acessando a internet. Essa internet que poderia ser gratis ou nao, teria um custo de R$15,00 por familia. Isso mesmo, um custo unico de quinze reais.

Agora imagina o que algumas prefeituras descobriram para ter todos os anos o seu IPTU em dia? Isso mesmo, acertaram aqueles que disseram que estao dando de graca internet para quem paga as contas do IPTU. Simples nao? E quem ganha com isso? Todos. A prefeitura ganha. A populacao tambem ganha. Eh o chamado ganha-ganha. E muitos ja estao ganhando. Mas e se o meu prefeito for de ideias retrogradas ou contra o progresso? Ai eu pergunto, sera que tambem o sao todos os comerciantes da cidade? Que tambem necessitam de uma internet para efetuar suas compras/vendas. Sera que tambem sao retrogradas todas as escolas e universidades da minha cidade? E onde esta a associacao de lan-houses? Viva a uniao! Viva a fortaleza do conjunto! Viva a associacao de moradores! Viva a liberdade de informacao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário