Montesclareou: A sociedade esclarecida.

Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A sociedade esclarecida.

Haverá um dia o que poderemos chamar de sociedade esclarecida. Nesta sociedade prevalecerá os interesses de todos e não simplesmente os interesses de alguns. Esclarecidos todos, cada um saberá e cumprirá o seu papel na sociedade. Dando o melhor de si e contribuindo para a melhora do seu semelhante.

Nesta sociedade, formada de pessoas conscientes, dignas, humanas e trabalhadoras, não haverá a necessidade do “voto esmola”. Porque sendo formada por pessoas trabalhadoras, nas quais cada um ganha para as suas necessidades, ninguém precisará trocar seu voto por um pedaço de pão ou litro de leite. Não havendo famintos, politiqueiros terão que tomar novos rumos. Todos serão políticos, quererão e exercerão para si e para o seu próximo o cumprimento das leis.

Sendo esclarecidos, não haverá tráficos de qualquer natureza. Mas virão sim os traficantes, atraídos pela opulência desta sociedade. Tentarão vender seus “produtos” ou “serviços”. Mas como tudo obedece às leis, estes cidadãos esclarecidos saberão que não havendo procura, acaba-se a oferta. E como no exemplo dos politiqueiros, os traficantes também terão que tomar novos rumos.

Sendo esclarecidos, não haverá poluição de qualquer espécie. Mas aparecerá de quando em vez alguns transgressores. Se uma empresa contamina algum solo ou rio, terá que pedir desculpas em público, dar explicações do ocorrido, reparar o erro prontamente e criar mecanismos para que este tipo de erro jamais ocorra novamente. Caso contrário esta empresa verá os cidadãos exercendo além das leis públicas federais, estaduais e municipais, outra lei que poderemos chamar aqui de “Lei do poder de compra”. Perdendo seus compradores, a empresa deixaria de existir. O mesmo irá valer para os showmícios, para as casas de eventos, para os barzinhos, instituições religiosas e outros transgressores do silêncio. Aqui também a “Lei do poder de compra” funciona perfeitamente. Sem público, estas empresas e/ou instituições terão que tomar novos rumos.

Mas como se formam cidadãos assim? Há escolas? Se aprende ou são qualidades natas dos indivíduos? Estas poderiam ser algumas dúvidas surgidas ao ler o que aqui tentamos explanar. As verdadeiras escolas de formação destes indivíduos são os lares. O lar é uma sociedade em miniatura. Porém hoje vemos muitos lares fragmentados. Mas felizmente existem escolas que auxiliam na formação destes lares. E o que é melhor, estas escolas são totalmente gratuitas ou na melhor das palavras, são filantrópicas. Auxiliam com o único e exclusivo fim de bem querer e bem fazer em prol do seu semelhante.

Montes Claros (minha cidade natal), assim como várias cidades no Brasil e no exterior, conta com uma destas escolas. Porém nela há escassez de alunos. Demonstrando infelizmente o desconhecimento de seus cidadãos. Felizmente conheci esta escola na minha infância e venho embebendo-me desde então de seus ensinamentos. Aprendendo a por em prática salutares formas de pensar e agir, só poderíamos colher os resultados, os frutos, destas práticas: a consciência do cumprimento do dever, o gozo de uma paz interior, o recebimento do bem e o desejo de bem fazer, a companhia de bons amigos e de bons livros, o reconhecimento do trabalho digno e honesto, alem de outras tantas qualidades. E para aqueles que queiram conhecer esta escola e estudar os princípios por ela exarados, ficará aqui o meu e-mail. Esperamos que esta sociedade esclarecida se forme o quanto antes possível. Espero que possa ter ao menos aguçado, despertado o interesse para o esclarecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário